História

Padre Bernardo Murphy, o nosso 1º Pároco
No Bairro Cidade Edson existia uma Capela na Rua Lobato com nome Santa Terezinha. Os antigos proprietários do loteamento Sr. Antônio Gonçalves e Sra. Maria da Glória, doaram 2 Lotes de terreno para construção de uma Capela na Rua: Tókio ,n.º 519 , onde hoje é o Salão paroquial . Em 1964 com o incentivo do Pe. José Ogan da Ordem dos Oblatos, com a ajuda de alguns Vicentinos da paróquia São Sebastião e várias pessoas do bairro Cidade Edson e Casa Branca iniciou-se a Construção do Salão com sistema de multirão somente em fins de Semana. Com campanhas de tijolos, areia , pedra enfim tudo para a construção. 
O Pe. José Ogan em férias nos Estados Unidos ganhou uma doação em dinheiro de uma pessoa com o nome de Gerard, que foi em prol a construção de uma Capela, e por ter o nome de Gerard pediu para que o nome da Comunidade fosse São Geraldo.

O salão ficou pronto em 1967 e começou a 
Catequese e também as celebrações e comunhão para algumas pessoas. 
Nesse tempo só tinha uma Santa Missa por mês. 
Em 1980 o Bispo Dom Emílio Pignoli desmembrou a Paróquia São Sebastião e foram fundadas a Paróquia Bom Pastor, Santa Suzana e Paróquia Mãe do Redentor.


O Pe. Bernardo Murphy pediu para organizar a então nova Paróquia Bom Pastor .
Por fim, a paróquia Bom Pastor foi criada na solenidade da Epifania do Senhor, 

no dia 06 de janeiro de 1981, feita pelo então Bispo Dom Emílio Pignoli e o primeiro vigário foi Padre Bernardo Murphy.







Dia de 1ª Comunhão
Em poucos anos anos a Paróquia cresceu muito, principalmente na participação dos fiéis, Padre Bernardo sempre incansável e trabalhador fundou várias comunidades que abrangia as Regiões de Palmeiras, Raffo, Colorado, Vila Figueira, Parque Santa Rosa, Casa Branca e Vila Barros. 
Ao todo em 1986 a paróquia já contava com 18 Comunidades. 



A Matriz também acompanhou esse desenvolvimento e notou-se a necessidade de se ter uma igreja maior que que pudesse atender e dar mais conforto aos fiéis que aumentava a cada dia.
Pe. Bernardo foi então à Prefeitura onde o terreno constava como área pública e então foi autorizada a construção da Igreja no Centro da Praça. 
O que causou uma certa desaprovação dos membros das equipes de futebol, pois no local existia um campo de futebol que realizava jogos constantemente, e os mesmos entraram
com uma liminar na justiça.


Durante o processo Padre Bernardo chegou a ser perseguido e até ameaçado, mas em nenhum momento ele desanimou e contou com o apoio da grande maioria da comunidade e do bairro. Com os advogados da Cúria e também do Dr. Juraci da nossa comunidade, após um ano do processo, foi liberada a construção da Igreja Matriz Bom Pastor.


As crianças brincam sobre o monte de pedras
Durante o início das obras, mais problemas, todas as noites os inimigos vinham até a construção e destruíam o que já estava iniciado forçando a igreja a colocar seguranças até a conclusão da mesma, quando então viram que não conseguiriam nada acabaram com tempo por desistir.
Colocação da pedra fundamental e do livro de ouro
 sob o altar, pelo Bispo Dom Emílio a seu lado 
Pe. Bernardo e seminarista Antonio Luís.
                     








Antes mesmo de sua inauguração oficial
aconteceram ainda com a Matriz inacabada
cerimônias marcantes devido a necessidade de espaços dado o crescimento de participação dos fiéis.

Assim Dom Emílio Pignoli, Bispo Diocesano
celebrou o Sacramento do Crisma em 
1986 e em maio de 1987 um bela Coroação de Nossa Senhora.





















Inauguração da Matriz em 1988

Dom Emílio Pignoli presidiu a missa de 
Inauguração com os Padres da região


Padre Bernardo Murphy


Padre Geraldo
Padre Lazinho
Padre Deoclécio
Padre Celso
Padre Ademir
Padre Orlando

Padre Alberto
Desde sua fundação passaram pela paróquia os seguintes padres: Padre Bernardo Murphy Padre Deoclécio Ribeiro da Silva, Padre Lázaro Aparecido Sales, Padre Geraldo Magela Lázaro, Padre Celso Laurindo Filho, Padre Ademir Andrade de Sá, Padre Cláudio Antonio Delfino, Padre José Orlando da Cruz, Padre Antônio Geová Barros Lopes e atualmente os padres Cláudio Taciano da Silva Querino e Padre Alexandre de Miranda.


Com o passar do tempo a matriz passou por algumas reformas, sempre visando um conforto maior aos fiéis, por exemplo a cada 2 ou 3 anos foram feitas novas pinturas, a sacristia foi ampliada, foi modificada a capela do santíssimo, os banheiros foram mudados de lugar, o escritório também por medidas de segurança e melhor localização, a casa paroquial também recebeu melhorias para melhor acolher os visitantes, o forro e o telhado foram substituídos,  foram construídas novas salas de catequese ao lado do salão paroquial, o próprio salão foi reformado, ampliada a cozinha e construída uma nova sala em cima da cozinha, uma churrasqueira para o salão e muitos outros detalhes que se fizeram necessários para melhor acomodar o povo e as pastorais. Estas reformas todas, foram feitas pelos vários Padres que por aqui passaram. Vejam agora algumas fotos destes momentos em que a matriz recebeu estas mudanças.


























Em 18 de dezembro de 2011, iniciou-se a reforma do telhado, havendo necessidade substituição do mesmo, pois ainda era o original e muito deformado estava provocando inúmeras goteiras na igreja e deformação das madeiras de sustentação ameaçando inclusive a parte elétrica que estava acima do forro. Vejam as fotos da sequencia da obra.
 Padre Cláudio e os operários no início
Destelhamento 





Colocação da vigas de ferro


Cobertura

Cobertura quase pronta 90% 

Limpeza 
Concluída a parte elétrica
Colocação do forro 

Concluída a obra

Quando a obra foi concluída, o Padre Cláudio já havia deixado a paróquia em 15 de janeiro e tomou posse na Catedral de Santana em Mogi das Cruzes, quando no dia 22 do mesmo mês assumiu o Padre Alberto com o acabamento e pintura fechando em meados de março de 2012. 

Durante a reforma as missas foram celebradas no salão paroquial, antigo prédio da Matriz


EM CONSTRUÇÃO


5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela elaboração do material histórico de nossa Paróquia! Essa é uma linda história de lutas, superação e vitórias! Fico imensamente feliz em fazer parte dessa história.
Maria Helena Gordoni - Suzano - SP

hendi disse...

parabenizo a paroquia do bom pastor pelo excelente site vim em busca de informaçoes sobre as pastorais tudo muito bem organizado e fiquei muito satisfeita com resultado parabens!!deus abençoe vcs grandiosamente
atenciosamente HENDI E REGINA
(PAROQUIA SAO SEBASTIAO)

hendi disse...

ola a paz a tds ... eu HENDI SOU MINISTRA DA SAGRADA COMUNHAO NA PAROQUIA SAO SEBASTIAO E NUNCA VI A NAO SER NO BOM PASTOR MINISTROS DA SAGRADA COMUNHAO FAZER A PURIFICAÇAO DAS MAOS ANTES DE SER DISTRIBUIDO A COMUNHAO A COMUNIDADE PARABENS A COORDENACAO E PADRE ALBERTO PELA INICIATIVA POIS ISSO E UM GESTO MUITO IMPORTANTE POIS NOS MINISTROS ABRIMOS SACRARIO PEGAMOS EM CHAVE PEGAMOS FOLHETOS COMPRIMENTAMOS OS IRMAOS E DEPOIS VAMOS ENTREGAR O CRISTO VIVO?GOSTEI MUITO TANTO Q VOU LEVAR A IDEIA AO NOSSO SACERDOTE PADRE RUI GALDINO PARABENS!!!!

Unknown disse...

Que legal 👏👏

Cleriasaq@yahoo.com.br disse...

Participei por muitos anos nessa paróquia e minha filha Clayre foi batizada. Até hoje tenho uma ligação muito forte com essa igreja e uma satisfação em visitar sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...