terça-feira, 26 de julho de 2011

Catequese - Missa, Celebração do Mistério Pascal

A missa é a celebração do mistério Pascal. 
Mas que mistério é esse? É o mistério da presença real do corpo e sangue de Cristo na hóstia consagrada. Todas as vezes que vamos participar da missa notamos o Sacerdote pronunciar estas palavras logo após a consagração do pão e do vinho, Ele se ajoelha em adoração por alguns segundos atrás do altar e ao se levantar proclama solenemente:     "EIS O MISTÉRIO DA FÉ". e o mistério é esse: 
O Pão se torna Corpo e o Vinho se torna Sangue de Cristo, repetindo os gestos de Jesus na última ceia. Jesus toma o pão em suas mãos, pronuncia a ação de graças e entrega a seus discípulos dizendo: "Tomai e comei todos vós isto é o meu Corpo que é dado por vós". e depois no fim da ceia Jesus pega o Cálice com vinho em suas mãos abençoa e entrega a seus discípulos e diz:"Tomai e Bebei todos vós, este é o Cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança..." Assim Jesus transforma o Pão em seu Corpo e o Vinho em seu Sangue, e após pronunciar estas palavras pediu aos discípulos: "Fazei isto em minha memória". 
A Missa é a razão de ser da Igreja de Jesus Cristo, todo e qualquer trabalho que se realiza, todo e qualquer movimento que existe na igreja tem um só objetivo: Aproximar, trazer as pessoas para perto de Jesus, fazer com que todos participem desse mistério e que todos possam experimentar Jesus Eucarístico, que foi o maior sacrifício do Pai em favor da humanidade, demonstrando seu amor para conosco ao nos dar seu próprio Filho, com está escrito: Deus amou tanto o mundo a ponto de dar seu filho único em resgate da humanidade. Por isso toda a liturgia preparada, desde o canto de entrada até os ritos Eucarísticos devem preparar a comunidade para celebrar de modo digno e com muito respeito e devoção, para que possamos compreender este mistério.  
By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...