terça-feira, 30 de agosto de 2011

CATÓLICOS E LUTERANOS: ESFORÇOS DE APROXIMAÇÃO

Papa confere Dimensão Ecumênica à sua viagem à Alemanha
 CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 30 de agosto de 2011 
"A Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial preparam uma declaração comum sobre a Reforma, frente ao 5º centenário da publicação das 95 teses de Lutero, em 2017"  destacou uma Rádio Vaticano nesta segunda - feira. O Papa quis dar uma Dimensão Ecumênica à sua Próxima Viagem à AlemanhaO Presidente do dicastério romano para a Promoção da Unidade dos cristãos, cardeal Kurt Koch, anunciou uma notícia los UMA Entrevista concedida à Agência Católica Alemã KNA.
O Texto "Deveria analisar uma Reforma à luz dos dois mil anos do Cristianismo. 
Para o cardeal Koch, e necessária "Uma Purificação Comum da Memória". 
Durante sua Viagem à Alemanha, de 22 a 25 de setembro, Bento XVI visitará Erfurt, Lutero onde realizou uma parte dos seus estudos. O cardeal Koch revelou que foi o próprio quem Papa que quis que sua Viagem tivesse uma forte Dimensão Ecumênica. 
Em 13 de agosto, um encontro de mais de Três horas com uma delegação oficial do episcopado alemão, formada Pelo arcebispo de Munique e Frisinga, cardeal Reinhard Marx; Pelo Presidente da conferência episcopal, Dom Robert Zollitsch, e pelos Bispos de Osnabrück e Essen, Dom Franz-Josef Hermann Bode e Dom Franz-Josef Overbeck, respectivamente. 
A Entrevista se desenvolveu "em hum Profundo Espírito de Fraternidade".
Em Comunicado divulgado hum por ocasião deste encontro, os Bispos Alemães  informaram a Bento XVI sobre o processo de diálogo nacional estabelecido pela Igreja na Alemanha.
Os Bispos convidaram Cerca de 300 Católicos, leigos e Religiosos, para refletirem Juntos, durante os próximos quatro anos, sobre a Fé e o futuro da Igreja Católica. 
Este processo de diálogo foi proposto durante uma assembleia plenária de outubro de 2010 e a primeira edição aconteceu dias 8 e 9 de julho, em Mannheim.
O Papa mostrou-se muito interessado neste processo, que poderia, em sua Opinião, dar um Impulso Importante para o Futuro da Igreja. 
Bento XVI destacou que este diálogo é um caminho Espiritual de Renovação e incentivou os Bispos Alemães um continuarem neste caminho. 
O Papa começará sua viagem los 22 de setembro, na de capital Alemã. 
Após uma cerimônia de boas-vindas do castelo de Bellevue e os encontros com o Presidente, Christian Wulff, e a Chanceler, Angela Merkel, pronunciará um esperado discurso no parlamento do Reichstag.
Depois ele encontrará com uma comunidade judaica numa sala do Reichstag e celebrará uma Missa no Estádio Olímpico de BerlimNa sexta-feira, dia 23, pela manhã, o Pontífice se encontrará com Representantes da comunidade muçulmana
Depois transladará um Erfurt, na Turingia, e aos lugares que Lutero viveu. Após uma visita à catedral de Santa Maria, tera hum encontro com Representantes do conselho da Igreja Evangélica.  Depois participará de Celebração Ecumênica na Igreja do convento dos agostinianos de Erfurt. A tarde, o Papa se dirigirá ao Santuário de Nossa Senhora de Etzelsbach, onde presidirá como vésperas marianas nd Wallfahrtskapelle . 
No sábado, 24 de setembro, como 9h, presidirá Missa nd Domplatz de Erfurt. 
A tarde, irá a Friburgo, ao Baden-Württemberg: lá, após uma visita à catedral e saudação ao cidadãos, elementos se só encontrará com o ex-Chanceler Helmut Kohl.
Depois, terá três encontros com os Representantes das Igrejas ortodoxas, com os seminaristas e com o conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães. 
A noite, participará de uma vigília com os Jovens na feira de Friburgo.
No domingo, 25 de setembro, o Papa presidirá uma Missa e o Ângelus no Aeroporto Turístico de Friburgo. Depois de almoçar com os da conferência Episcopal Membros Posts Alemã, terá um encontro com os juizes do Tribunal Constitucional Federal e com os Católicos comprometidos na Igreja e Sociedade.Às 18h45, acontecerá uma cerimónia de despedida, não Aeroporto de Lahr, eA Volta a Castel Gandolfo.


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...