terça-feira, 13 de setembro de 2011

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

O Imperador Heráclio, tendo conseguido no século VII, após vitória completa contra Cosroés, rei da Pérsia tomou-lhe a verdadeira cruz da qual se havia apoderado no saque de Jesrusalém. 
Naquela circunstância houve grande solenidade na cidade Santa, e o próprio Imperador quis levar a Cruz até o Calvário...




No livro da Sabedoria está escrito:
“Porque é bendito o madeiro pelo qual se opera a justiça” 
( Sab. 14,7 )
A Cruz é símbolo e instrumento de nossa redenção
A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. A palavra latina exaltare pode ser tomada em dois sentidos, que encontramos na missa desse dia. Em sentido próprio significa Erguer, e neste sentido foi usado por Nosso Senhor, no Evangelho, quando predisse que seria erguido da terra, isto é, posto na cruz. 
Em sentido figurado quer dizer Glorificar e neste sentido encontramo-la na carta aos Filipenses 2, 9
 “Por isso Deus o exaltou....”
No deserto, a serpente também provocou a morte dos filhos de Israel, que reclamavam contra Deus e contra Moisés
(Nm 21,4-6). 
Arrependendo-se do seu pecado, o povo pediu a Moisés que intercedesse junto ao Senhor para livrá-los das serpentes. 
Assim, o Senhor, com sua bondade infinita, ordenou a Moisés que erguesse no centro do acampamento um poste de madeira com uma serpente de bronze pendurada no alto, dizendo que todo aquele que dirigisse seu olhar para a serpente de bronze seria curado. (Nm 21,8-9)
Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, no lugar da serpente de bronze pendurado no alto de um poste de madeira, encontramos o próprio Jesus levantado no lenho da Cruz. 
A Cruz não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela CRUZ, o Senhor continua a derramar sobre nós.
By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...