segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EUCARISTIA: ALIMENTO E FORÇA NA CAMINHADA

No dia 23 de outubro de 2011, 55 crianças receberam o Corpo e Sangue de Cristo pela 1ª vez em uma missa solene as 10:30h. Durante a homilia Padre Cláudio falou principalmente aos pais: " Os filhos são presentes de Deus, se os pais não estiverem presentes na vida das crianças, vão aparecer outras pessoas que vão se fazer presentes na vida delas, se os pais não forem amigos das crianças, outros se farão amigos delas, virão amizades de fora e muitas vezes amizades que levem seus filhos para outros caminhos, do mal, do vício, das drogas e muitas vezes um caminho sem volta. Se os pais não cuidarem dos seus filhos, outros irão cuidar deles." Existem pessoas que mudam constantemente de religião a procura de um caminho a seguir, é preciso encontrar o caminho, e o caminho é Jesus.
Depois se dirige às crianças: " Vocês são de Deus e Deus quer de vocês o bem.Não basta simplesmente decorar, ter os dez mandamentos na cabeça, na mente é preciso colocar em prática. Nem sempre o que está na mente, está no coração. O corpo assimila as nossas opções.
Receber a Comunhão é receber o Cristo vivo em nós, é tornar o nosso corpo um sacrário vivo, onde Jesus através de nós vai a todo lugar, onde quer que estejamos, Cristo vai conosco.
A Eucaristia é a razão de ser da Igreja de Jesus Cristo, é celebrar a vida a presença real de Jesus entre nós. " Eu sou o pão da vida, quem come do meu corpo e bebe do meu sangue vive em mim e eu vivo nele".
( João 6 ).  É necessário que haja um compromisso de todos com a Eucaristia, pois em dias festivos como a 1ª Comunhão, o Batismo, a Crisma, o Casamento e outros momentos, muitas pessoas preocupam-se com fotografias, com a beleza externa, com almoços, churrascos e o próprio sentido da celebração fica quase sempre esquecido pela        maioria das famílias. 
Nota-se no decorrer da preparação uma falta de atenção e de interesse dos pais e responsáveis, pela educação religiosa dos filhos e principalmente de testemunhos, de exemplos e de participação na vida Eucarística da Igreja. No entanto ainda que inconscientemente, todos querem se servir da Igreja, mas não querem servir a Igreja. Se comprometer com o Reino de Deus é responsabilidade de todos os Batizados, ninguém em sã consciência pode dizer "eu não posso", pois dizer "eu não posso" é uma forma de dizer "eu não quero". No livro do Eclesiastes capítulo 3 está escrito: "Para tudo que há em baixo do céu e acima da terra existe um tempo". Ou seja todos nós por mais atarefados que sejamos temos tempo sim para servir ou pelo menos para comungar e ouvir a palavra de Deus. E o tempo de Deus é esse, o momento é agora, pois o ontem não existe mais e o amanhã não nos pertence. A Eucaristia é nossa força na caminhada, é nosso alimento espiritual, assim como o corpo precisa de alimento, nossa fé também precisa se alimentar para não desfalecer. 
E a comunhão com Cristo, nos mantém firmes diante das dificuldades e provações que a vida nos impõe. Quem não está em comunhão com Cristo, não está em comunhão com os semelhantes e quem não está em comunhão com os semelhantes não está em comunhão Cristo, pois um completa o outro. Na 1ª carta de João 3,19 está escrito: " Aquele que diz que ama a Deus, mas não ama seu irmão é um mentiroso, pois como pode amar a Deus que não vê, se não ama seu irmão que vê."


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...