Depois se dirige às crianças: " Vocês são de Deus e Deus quer de vocês o bem.Não basta simplesmente decorar, ter os dez mandamentos na cabeça, na mente é preciso colocar em prática. Nem sempre o que está na mente, está no coração. O corpo assimila as nossas opções.
Receber a Comunhão é receber o Cristo vivo em nós, é tornar o nosso corpo um sacrário vivo, onde Jesus através de nós vai a todo lugar, onde quer que estejamos, Cristo vai conosco.
A Eucaristia é a razão de ser da Igreja de Jesus Cristo, é celebrar a vida a presença real de Jesus entre nós. " Eu sou o pão da vida, quem come do meu corpo e bebe do meu sangue vive em mim e eu vivo nele".
( João 6 ). É necessário que haja um compromisso de todos com a Eucaristia, pois em dias festivos como a 1ª Comunhão, o Batismo, a Crisma, o Casamento e outros momentos, muitas pessoas preocupam-se com fotografias, com a beleza externa, com almoços, churrascos e o próprio sentido da celebração fica quase sempre esquecido pela maioria das famílias.
Nota-se no decorrer da preparação uma falta de atenção e de interesse dos pais e responsáveis, pela educação religiosa dos filhos e principalmente de testemunhos, de exemplos e de participação na vida Eucarística da Igreja. No entanto ainda que inconscientemente, todos querem se servir da Igreja, mas não querem servir a Igreja. Se comprometer com o Reino de Deus é responsabilidade de todos os Batizados, ninguém em sã consciência pode dizer "eu não posso", pois dizer "eu não posso" é uma forma de dizer "eu não quero". No livro do Eclesiastes capítulo 3 está escrito: "Para tudo que há em baixo do céu e acima da terra existe um tempo". Ou seja todos nós por mais atarefados que sejamos temos tempo sim para servir ou pelo menos para comungar e ouvir a palavra de Deus. E o tempo de Deus é esse, o momento é agora, pois o ontem não existe mais e o amanhã não nos pertence. A Eucaristia é nossa força na caminhada, é nosso alimento espiritual, assim como o corpo precisa de alimento, nossa fé também precisa se alimentar para não desfalecer.
E a comunhão com Cristo, nos mantém firmes diante das dificuldades e provações que a vida nos impõe. Quem não está em comunhão com Cristo, não está em comunhão com os semelhantes e quem não está em comunhão com os semelhantes não está em comunhão Cristo, pois um completa o outro. Na 1ª carta de João 3,19 está escrito: " Aquele que diz que ama a Deus, mas não ama seu irmão é um mentiroso, pois como pode amar a Deus que não vê, se não ama seu irmão que vê."
By Mauro do Coral
Nenhum comentário:
Postar um comentário