quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ANO LITÚRGICO

O ANO LITÚRGICO inicia-se com o tempo do Advento e encerra-se com o Domingo do Cristo Rei.
Com o Advento inicia-se o que chamamos de Ciclo do Natal que inclui além do Natal, afesta da Epifanía ( Manisfestação ) do Senhor e termina na festa do Batismo do Senhor.


TEMPO DO ADVENTO
O Advento é um período de preparação para o Natal, para o nascimento do Senhor, é um tempo de espera, de expectativa, são as quatro semanas que antecedem o Natal. A palavra Advento significa “chegada”, é o momento em que a igreja aguarda em oração e com muito preparo a chegada de Jesus, por isso nesse tempo a igreja utiliza a cor roxa para representar este momento de interiorização.
No 3º domingo, entretanto, recomenda-se a cor Rósea, lembrando-nos desta alegre expectativa e nos ajuda a distinguir o roxo do tempo quaresmal.
No NATAL celebramos o nascimento de Jesus, este período Natalino se estende até o dia 6 de janeiro, e usa-se a cor Branca para significar um momento de paz e júbilo.
TEMPO COMUM
Após a festa do Batismo do Senhor inicia-se o tempo Comum, marcando um tempo de esperança, de escuta e de ensinamentos de Jesus, esta 1ª parte do tempo comum vai a te a véspera da quarta feira de cinzas.
A base dos ensinamentos do tempo comum é o anúncio do Reino de Deus e a cor usada neste tempo é o Verde.

CICLO PASCAL
QUARESMA
Quaresma significa quarenta dias, e celebra os quatrocentos anos do povo de Deus no deserto após a libertação da escravidão do Egito, os quarenta dias de Jesus no deserto quando jejuou e foi tentado pelo demônio.
Na quaresma inicia-se o ciclo pascal, é um tempo forte de reflexão, oração e conversão. É o tempo em que a igreja se exercita em especial no Jejum, oração e esmola, neste período omite-se o canto do glória na celebração Eucarística, guardando toda a explosão de alegria e vitória para o dia da Páscoa do Senhor! A Cor usada é o Roxo e no quarto domingo da quaresma pode ser usado o Rósea. O principal momento do tempo da quaresma é a semana que antecede a Páscoa, a Semana Santa.
PÁSCOA
A primeira grande celebração na Semana Santa é o Domingo de Ramos, quando se celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém a cor usada neste dia é o Vermelho.
A celebração da Páscoa começa na verdade na quinta feira Santa com a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e a tradicional e conhecida Missa do lava-pés. Nesta noite usa-se a cor Branca que representa a Ressurreição.
Na sexta feira Santa celebra-se a Paixão de Cristo, neste dia não há missas e sim a adoração do Cristo na cruz e é permitida a distribuição da sagrada Comunhão. E a cor usada neste dia é o Vermelho.
Sábado Santo é a celebração da Vigília Pascal, é a celebração mais importante de toda igreja, celebra-se a passagem do pecado e da morte para a graça e a vida é a máxima festa da igreja, a vigília nos prepara para o domingo da Ressurreição, é a PÁSCOA de JESUS que vence a morte. O período Pascal é de 50 dias e vai até o Pentecostes. A cor usada nestes 50 dias é o Branco simbolizando Vitória.
PENTECOSTES
É a festa que marca o início da Igreja, celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e é celebrada 50 dias após a Páscoa. A Cor usada é o Vermelho que representa o fogo do Espírito Santo.
TEMPO COMUM ( 2ª Parte )
Na segunda feira após o Pentecostes inicia-se a 2ª parte do tempo comum e termina somente na véspera do 1º domingo do Advento, concluindo assim o Ano Litúrgico. O Reino de Deus e sua vivencia, sua espiritualidade  e ensinamentos tornando os Cristãos testemunhas do Deus vivo e Ressuscitado. A cor usada é o Verde.


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...