quinta-feira, 21 de junho de 2012

SÃO JOÃO BATISTA


São João Batista era filho de Zacarias  e Isabel prima de Maria, mãe de Jesus.
Ele é aquele a quem anunciara o profeta Isaías,” Voz que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”...João portanto é aquele que veio adiante de Jesus para preparar o povo para recebê-lo.
Vivia no deserto e se alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre, vestia peles de camelos e um cinto de couro em volta dos rins, pregava o batismo do arrependimento e conversão, percorrendo toda a região do rio Jordão. Suas palavras eram duras eloquentes a ponto do povo confundi-lo com o Messias prometido nas escrituras, mas apressava em corrigi-los dizendo:
 ”Eu não sou o Messias, eu vos batizo com água, mas virá alguém que é muito maior do que eu , o qual eu não sou digno nem de desamarrar suas sandálias que vos batizará no Espírito Santo e no fogo, portanto arrependei-vos de vossos pecados e convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo.”
E assim o povo se aproximava de João e eram batizados aceitando o convite de conversão e aguardavam o Messias.
Mas suas palavras também não agradavam a todos, principalmente Herodes o tetrarca por exemplo que foi repreendido por causa de seus crimes e de Herodíades mulher de seu irmão, então Herodes o jogou na prisão.
Muito incomodado com as pregações de João que mesmo da prisão gritava a Herodes pelo arrependimento. Quando ouviu falar de Jesus Herodes dizia que os milagres de Jesus era João Batista ressuscitado uma vez que na prisão, não poderia fazer nada.
Certa vez numa festa de aniversário de Herodes a filha de Herodíades chamada Salomé, dançou para ele, sua beleza e sua dança o agradou muito e então disse a ela:
”Pede o que quiseres e eu te darei, até mesmo metade do meu reino.”
Então Salomé que também era alvo das palavras de João consultou sua mãe e disse ao rei: “Traga-me numa bandeja a cabeça de João Batista”.
O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, mandou decaptar João na prisão e trouxe sua cabeça numa bandeja.
Jesus também foi batizado no Jordão embora encontrasse certa resistência de João:” Eu é que devo ser batizado por Ti e Tu vens Amim! Mas Jesus respondeu: “Deixa estar por hora e faça com que se cumpra a vontade do Pai”
Então João cedeu.
Jesus elogiou João Batista dizendo aos discípulos: “Em verdade vos digo entre homens e mulheres jamais existiu um profeta maior do que ele”.
Sua festa é celebrada no dia 24 de junho e é destaque também nas festas juninas que acontecem em todo canto do Brasil.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...