segunda-feira, 12 de agosto de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO DE JANEIRO 2013



A Jornada mundial da juventude realizada no Brasil em Julho de 2013, foi simplesmente uma grande demostração de amor e carinho principalmente do Papa Francisco ao povo e de resposta imediata do povo para com o sucessor de Pedro. 
Desde que o Papa Bento XVI em 2011 na JMJ de Madri anunciou o Rio de Janeiro para se preparar para a jornada mundial, muita gente se mobilizou para organizá-la.

As autoridades brasileiras, a imprensa jornalística e televisiva e principalmente a igreja em suas paróquias e comunidades iniciaram intensos trabalhos para acolher o Pontífice e fazer com que os objetivos da jornada obtivesse sucesso.                              
Desde sua chegada foi acolhido pelo Arcebispo do Rio de janeiro Dom Orani Tempesta e pelas autoridades políticas do Estado e da Presidente da República. 

Assistiu a um coral de crianças especialmente preparadas para recebe-lo e foram aplaudidas pelo Pontífice.

Em seguida no trajeto quando se dirigia ao Palácio para a cerimônia de Acolhida , uma grande multidão de fiéis seguiram seu carro, correndo do lado, tirando fotos, gritando seu nome, e querendo tocá-lo. Com o vidro do carro abaixado e sorridente, num dia frio ele saudava e cumprimentava a todos que se aproximavam.

Na cerimonia de acolhida após ouvir a Presidente ele se levantou e começou com estas palavras:
" Não tenho ouro nem prata, mas trago a vocês o que tenho de mais valioso: 
JESUS CRISTO."

Em seguida dirigindo-se ao jovens disse:
“A juventude é a janela pela qual entra o futuro no mundo.”
Nesta chegada mandou também um recado a todos fiéis: .....Três simples posturas: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria.

No dia 24, Papa Francisco fez uma visita a Aparecida, e foi novamente recebido com muita festa e alegria pelos fiéis, lá teve seu momento com Maria e em seguida celebrou a missa na Basílica acompanhado de centenas de sacerdotes e bispos e também líderes de outras religiões. 

As palavras do Papa sempre muito simples e direta encheu os corações, principalmente da Juventude de esperança e coragem:

“Nunca desanimem diante das injustiças e desvios. Vocês queridos jovens possuem uma sensibilidade especial frente as injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias de corrupção, com pessoas que em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício, repito: não desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A igreja está do lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé..”

O início de sua visita foi em meio a tempo chuvoso e frio, mas isso não foi suficiente para esfriar a fé da juventude que enfrentavam horas e longas filas, trazendo também muitas crianças para serem abençoadas pelo Pontífice.

“ Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam de frio e da chuva, mas vocês estão demonstrando que a fé é mais forte do que o frio e a chuva, vocês são verdadeiros guerreiros.”

À igreja o Papa deixa mensagens duras para bispos no último dia de sua visita ao país:
“ Os bispos devem ser pastores próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão, pacientes e misericordiosos, homens que não tenham a psicologia de príncipes. 
Homens que não sejam ambiciosos e que       sejam esposos de uma igreja sem viver na expectativa de outra. 
É preciso sair de suas paróquias e sair para as ruas...aquele mais distante da igreja, mais afastado deve ter um tratamento vip.. ....

Nossos Bispos e Sacerdotes devem amar a pobreza,isto é: sair do interior de suas paróquias e ir ao encontro do irmão que está afastado, sair para as ruas..

Uma grande multidão de fiéis acompanharam a Vigília da jornada  em Copacabana a noite, onde o Papa participou da Via sacra encenada por atores e jovens leigos...que fizeram a montagem de uma igreja no Palco relembrando o pedido de Deus a São Francisco de Assis, 
“ Restaura a minha igreja.”
Na missa de encerramento da Jornada a Missa do “Envio” estiveram presentes além de autoridades cerca de três milhões e setecentos mil fiéis ocupando cada centímetro de Copacabana numa manhã de muito sol.

...Dizem que o casamento está fora de moda, que vocês não são capazes de assumir um compromisso sério, pra vida toda, é a cultura do descartável, eu digo para vocês: sejam revolucionários, neste sentido, remem cotra a corrente, rebele-se contra a cultura do provisório, que diz que você não é capaz de amar pra valer...tenha coragem de ser feliz..

 ...É preciso respeitar os dois extremos...os jovens porque são o futuro e os idosos que tem muita experiência de vida pra contar e ensinar...







....Pai e mãe que não escutam seu filho, o isolam e geram nele um profunda tristeza, tem que escutar, abraçar, beijar...


.....A travessia é longa e cansativa, mas olhem para frente...olhem para frente...!!!





Três milhões e setecentas mil pessoas na sua grande maioria jovens de mais de 150 países estiveram lotando a missa de envio em Copacabana...
Foi uma missa emocionante e muito marcante, o Papa Francisco, agradeceu e se mostrou muito feliz com a receptividade e a alegria de todo o povo que durante a semana enfrentou um tempo frio e chuvoso, mas se manteve firme e acolheu a palavra...isto estava evidente no rosto de cada um..


Ao final da missa o Papa anunciou a próxima Jornada Mundial da Juventude, será em Cracóvia capital da Polônia onde nasceu o Papa João Paulo II.















By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...