sexta-feira, 22 de julho de 2011

Catequese - Sacramentos da Iniciação

Sacramento da iniciação é o processo catequético sacramental pelo qual o Cristão se torna comprometido e incorporado no mistério de Cristo e da Igreja. Por meio de uma aprendizagem global da vida de fé e pela recepção dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma o Cristão se consagra a Deus a sus existência.
No início do Cristianismo, os convertidos a fé Cristã eram adultos, preparados no processo da catecumenato, 
após uma preparação recebiam de uma só vez, o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.
Pelo Batismo renasciam como filhos  de Deus gerados para a vida nova da graça.
Pela Crisma recebiam a força do Espírito Santo,para viverem uma fé adulta.
Pela Eucaristia, recebiam o alimento para fortalecer a fé.
o Cristão para ser admitido a estes três sacamentos deveria estar disposto a dar a própria vida por Cristo.
Naquela época estavam sendo perseguidos pelo império Romano.
Muitos foram martirizados pelos imperadores.
O Batismo, a Crisma e a Eucaristia, são chamados sacramentos da iniciação porque são os que configuram a nossa personalidade Cristã.
Estes sacramentos acompanham numa ordem sobrenatural, uma ordem natural da pessoa:
Nascimento - nascemos na vida divina pelo Batismo.
Crescimento - crescemos e somos fortalecidos pela Crisma.
Plenitude de vida - chegamos à plenitude pela Eucaristia.


saiba mais sobre o BATISMO

O Batismo nos faz filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, portanto membros da grande família de Deus, nos incorpora na comunidade, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.
Infunde em nós três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
O Batismo nos faz igreja e é a porta de todos os outros sacramentos.
É preciso que todo Cristão seja Batizado, o próprio Jesus nos deu o exemplo ao ser Batizado por João Batista no rio Jordão, que ao ver Jesus chegando e reconhecendo-o como o Messias disse:
"Eu é que devo ser Batizado por Ti e Tu vens a mim?" Jesus respondeu:
"Deixa por hora e faça com que se cumpra a vontade do Pai."
O Batismo é acima de tudo a vontade de Deus, este gesto nos livra do pecado original e nos faz uma nova pessoa, como explicou Jesus a Nicodemos, príncipe dos Judeus: Em verdade vos digo, quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino de Deus.
Nascer de novo significa morrer para a vida antiga de pecado e nascer para uma nova vida  de compromisso e benção recebida de Deus.
Jesus enviou seus discípulos e deu-lhes a seguinte instrução:
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas, Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." 
Assim o Batismo se torna o principal sacramento da Igreja.

saiba mais sobre a EUCARISTIA

É o sacramento que alimenta nossa vida Espiritual, recebemos o Corpo e Sangue de Cristo como alimento na forma de hóstia consagrada e do vinho.
Na última ceia antes de ser preso, Jesus tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos e disse: "Tomai e comei todos vós, isto é o meu corpo que é dado por vós."e depois ao final da ceia Ele pegou vinho, deu graças e entregou           a seus discípulos e disse: "Tomai e bebei todos vós, este é o cálice da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para o perdão dos pecados, façam isto em               memoria de mim."
Com estas palavras, Jesus institui a Eucaristia e se dá como alimento para nossa vida, assim cada vez que recebemos o corpo e o sangue de Cristo na hóstia consagrada, recebemos o próprio Jesus dentro de nós. Portanto a vida Cristã não tem sentido sem a Eucaristia,               razão de ser da Igreja.
Quem recebe a Eucaristia ( Comunhão ), assume uma responsabilidade de viver intensamente o Evangelho de Jesus no dia a dia, pois seus ensinamentos e principalmente seu corpo está presente dentro de nós.
A Eucaristia é alimento para a vida eterna como é citada  em João 6, 35, 56 "Eu sou o pão          da vida" , "Quem come do meu corpo e bebe do meu sangue vive em mim e Eu vivo nele."
Receber a hóstia consagrada não é simplesmente um símbolo ou um sinal, mas é o próprio Jesus presente e vivo diante de nossos olhos, daí a importância de todos os Cristãos comungarem diariamente frequentando a missa, pois todos os trabalhos realizados na paróquia tem um só objetivo: Levar o Cristão a conhecer Jesus na intimidade através da Eucaristia.

saiba mais sobre a CRISMA

É o sacramento do Espírito Santo, é o sacramento da iniciação da vida Cristã adulta.
É chamado também o Sacramento da Confirmação do Batismo.
Agora mais adulto e consciente o jovem tem condições de optar por Jesus de forma mais madura e comprometida.
O Espírito Santo é promessa de Jesus em João 16, 13 " Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e anunciar-vos-á as coisas que virão"
Depois esta promessa se confirma em atos dos Apóstolos cap.2. " E chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído como se soprasse um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. E todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
O Espírito Santo é o que conduz a Igreja, fortalece, rege distribuindo seus dons sobre cada membro, conforme sua vontade, São Sete os dons do Espírito Santo:
Sabedoria, Ciência, Fortaleza, Piedade, Entendimento, Conselho e Temor.
Quem recebe o Sacramento do Crisma recebe também os dons do Espírito Santo e se comprometem de forma consciente a levar o Evangelho de Jesus na sua vida cotidiana.
Quem ministra esse Sacramento é o Bispo ou outro sacerdote por ele designado.
A palavra Crisma vem do grego que quer dizer: Unção, ungido. A unção do óleo e a imposição das mãos tem um significado de envio missionário.
A unção faz do Crismado um membro animador da comunidade, como em Pentecostes ele reúne as pessoas e dá testemunho de sua fé na sociedade.
Desse modo o Crismado recebe a plenitude do Espírito Santo, enviado por Jesus aos apóstolos, portanto preparando-os para uma grande missão.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...