quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A IGREJA AMA OS JOVENS


É verdade que os tempos são outros, que muita coisa mudou ao longo dos anos, mas a palavra de Deus não se altera, não muda, pois não há necessidade, a palavra de Deus é sempre atual, independente das modas e costumes de época.
Como está escrito “céus e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” Até porque a palavra é dirigida à pessoa, ao ser humano e o ser humano em qualquer época em qualquer tempo é o mesmo. 
João Paulo II na Jornada Mundial no Canadá em  2002
Passa pelas mesmas dificuldades, sofrem os mesmos sentimentos, alegram-se do mesmo jeito, ou seja, entra ano, sai ano, muda-se os tempos e os costumes, muda-se as datas, mas as nossas lutas e desejos estão sempre ligados à busca da felicidade.“Nada há de novo sob o sol”. A igreja se adapta e se atualiza em relação a liturgia,desde o Vaticano II, quando o Papa João XXIII usou a celebre frase; “Vamos abrir as portas da igreja”, o povo encontrou mais espaço, a juventude se aproximou e a igreja cresceu em participação e teve um maior acesso à palavra de Deus e à Eucaristia, podendo conhecer mais e melhor sua doutrina e sua Liturgia.A igreja se tornou mais animada e participativa e muitos leigos assumiram importantes trabalhos na comunidade sendo uma força a mais, um braço a mais no difícil trabalho de Evangelização dos nossos sacerdotes.
O jovem tem hoje uma igreja aberta e espaço garantido pra fazer parte dela e desenvolver seus dons, que são muitos e variados, e através desta força jovem a juventude se organiza e se movimenta para transformar a igreja num lugar de Santidade, de alegria, de paz e de oração, testemunhando a outros que a verdadeira felicidade está em seguir a Jesus Cristo e seus ensinamentos. Todos podem ser jovens, que se amam, que se respeitam, que cantam, que rezam sem precisar se drogar, se embriagar, se destruir no mundo da violência e do crime. 
A igreja está acompanhando e presente na jornada mundial da juventude, que está acontecendo em Madrid, na Espanha onde o Papa fala a milhões de jovens vindos do mundo inteiro, este encontro tem fortalecida a inserção do mundo jovem na vida da igreja. É preciso que o jovem adquira uma experiência de amor e encontro pessoal com Jesus.
O jovem possui uma força imensa e transformadora, são inteligentes, corajosos, cheio de ideais, possui garra e alegria. Peço a todos vocês que neste momento em lê esta matéria, reze por todos eles, para que todos estes talentos possam ser usados em favor da Evangelização dentro da igreja.A cada três anos é escolhido um país do mundo para sediar a Jornada Mundial da Juventude, nos últimos anos tivemos: Toronto (Canadá – 2002), Colônia (Alemanha – 2005) e Sidney (Austrália – 2008). Nesses locais recebem-se milhares de peregrinos, e claro, o Santo Padre. Neste ano  de (2011) já foi definida que será no mês de agosto em Madrid na Espanha. Agora os jovens do Brasil aguardam o Anúncio do Papa Bento XVI para confirmar a próxima jornada no Brasil seria 2014, mas por ocasião da Copa do Mundo pode ser em 2013 no Rio de Janeiro. Vamos aguardar e rezar para que sejamos agraciados com a presença do Santo Padre e os olhares do mundo se voltem aos jovens do Brasil. A igreja só será jovem quando o jovem for igreja!
 By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...