quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SANTA HELENA - 18 de Agosto

Como uma família plebéia, Helena estava divorciada de seu marido, o tribuno militar Costanzo cloro, por ordem do imperador Diocleciano. Quando seu filho Constantino derrotou seu rival Maxêncio, se tornou o senhor absoluto do império, Elena, cuja honra foi reabilitada, teve o maior título que uma mulher podia aspirar, o de "Augusta". 
Era o início de uma nova era para o cristianismo: o Imperador Constantino após a sua vitória atribuída à proteção de Cristo, concedeu liberdade de culto cristãos. 
Um papel-chave era a mãe de Helen, talvez estivesse a contribuir para a conversão, pouco antes de sua morte, seu filho. Helen testemunhou um grande fervor religioso, fazendo boas obras e construção de igrejas na famosa, lugares Santos. 
Ele encontrou o túmulo de Cristo esculpido na rocha, e logo após a cruz do Senhor e dos dois ladrões. A descoberta da cruz, que ocorreu em 326 sob os olhos da Helena piedosa, produziu grande entusiasmo em toda a cristandade. Estas descobertas seguiram a construção de muitas igrejas, um dos quais, no Monte das Oliveiras, ele tomou o seu nome. Ele morreu provavelmente em torno de 330.  Em Roma, na Via Labicana, Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, que trabalhou com empenho singular para ajudar os pobres, devotamente entrou na igreja, misturando-se com as multidões e uma peregrinação a Jerusalém em busca de lugares da Natividade, da Paixão e ressurreição de Cristo honrou o presépio e da cruz do Senhor construção basílicas venerável. Iconografia, especialmente da Europa Oriental, Elena Sant 'é muitas vezes  representado com seu filho, o imperador Constantino e ambos os lados da Cruz. Helen, porque foi o grande mérito da descoberta da Verdadeira Cruz de Constantino e o mérito de ter dado liberdade de culto para os cristãos, que durante 300 anos foram perseguidos e mortos por sua fé. Dados biográficos de Elena são escassos, nasceu em meados do século terceiro, talvez Drepamim na Bitínia, uma cidade que foi dado o nome Elenopoli por Constantino, em honra de sua mãe. Elena veio de uma família humilde e Ambrogio Sant segundo ", exercia o cargo de" stabularia "hostess com esse celeiro para os animais, e aqui ele conheceu Constâncio Cloro Roman oficial, que se casou com ela, apesar dela era um inferior social, tornando-se sua esposa" morganático ".
Ao tornar-se imperador, Constantino chamou-lhe sua mãe Helen, dando-lhe o título de "Augusta", cobriram-no com honras, dando livre acesso ao tesouro imperial, tornando gravar seu nome e sua imagem em moedas. Destas prerrogativas Helena Augusta Flavia fez bom uso, os benefícios gerados a partir de todas as caminhadas de pessoas e cidades inteiras, sua bondade veio em socorro dos pobres com roupas e dinheiro, ele lançou muitos prisioneiros de prisões ou minas, e até mesmo do exílio. Helen viveu a sua fé exemplar, na implementação das virtudes cristãs e as boas obras, na prática, participou em humildade religiosa, às vezes vestida com modestos misturando-se com a multidão de fiéis, muitas vezes, convidando os pobres para jantar em seu palácio , servindo-as com suas próprias mãos.
Diz a tradição que Helena, no Gólgota, morro para purificar o lugar santo dos edifícios foram colocados pelos romanos pagãos, ele descobriu a verdadeira Cruz de Cristo, porque o cadáver de um homem fez deitar sobre ela milagrosamente voltou à vida. 
Este episódio foi retratado lendários por muitos artistas, mas as mais conhecidas são as pinturas na Basílica de Santa Croce em Jerusalém, em Roma e no ciclo famoso de San Francesco em Arezzo de Piero della Francesca. Junto com a Cruz também foram encontrados três pregos, que foram doados para seu filho Constantino, de forjar uma mordida de seu cavalo e um outro conjunto dentro da Coroa de Ferro famosos, preservado na catedral de Monza. Helena morreu com cerca de 80 anos, em um local não identificado, mas seu corpo foi transportado para Roma e enterrada na Via Labicana "os dois louros," hoje Torpignattara.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...