quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA - 8 de Setembro

A Natividade de Nossa Senhora é a festa de seu nascimento. 
O profundo significado desta festa litúrgica é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador. É uma festa litúrgica celebrada, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro. 
Esta festa tem sua origem em Jerusalém. Começou a ser celebrada no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, atualmente conhecida como Basílica de Santa Ana
No século VII, já era celebrada pelas igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria introduzida pelo Papa Sérgio I na Igreja Latina . A festa foi incluída no calendário Tridentino em 8 de Setembro e permanece, até hoje, nesta data. Joaquim e Ana seus pais eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. 
Maria foi oferecida aoTemplo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril já um sinal das bençãos especiais que recaem sobre Maria. 
Ainda, em sua Homilia sobre a Natividade de Maria diz: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado.
"A Maria foi concebida de maneira natural, mas foi preservada do pecado original para ser a mãe de Cristo. Esta concepção livre do pecado original é chamada de Imaculada Conceição.


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...