sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para educar, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.                                                               ( II Timóteo 3, 16-17 )

Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.  São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar  a tradução  latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular  e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias. 
Bíblia palavra que vem do Grego βίβλια, plural de βίβλιον, bíblion, "rolo" ou "livro" é o texto religioso de valor sagrado livro Santo,divinamente inspirada por Deus.
A Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C.  e 45 e 90 d.C., totalizando um período de quase 1600 anos. 
É uma coleção de livros formando um total de 73 livros que são divididos em duas partes. Antigo Testamento e Novo Testamento. 
No Antigo Testamento vemos como Deus cria  o mundo e após o pecado prepara o povo para a vinda de seu Filho o Salvador Jesus. 
No Novo Testamento vemos como Jesus liberta e salva a humanidade, ao ser pregado na cruz e Ressuscitar três dias depois. Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentatêuco ou os livros da Lei.
No Antigo Testamento temos 46 livros sendo assim divididos para melhor ler e entender:

Os 5 livros do Pentatêuco, 
16 livros Históricos, 
7 livros Sapienciais 
18 livros Proféticos.

No Novo Testamento temos 27 livros assim também divididos:
Os 4 Evangelhos, São Mateus, São Marcos,São Lucas e São João.
Atos dos Apóstolos.
14 Cartas de São Paulo.
1 Carta de São Tiago.
2 Cartas de São Pedro.
2 Cartas de São João.
1 Carta de São Judas e Apocalipse. 

A primeira versão portuguesa da Bíblia surgiu apenas em 1748, a partir da Vulgata Latina. 
De acordo com as Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia já foi traduzida, até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialetos.
O apóstolo Paulo afirma que "toda a Escritura é inspirada por Deus" ( literalmente, "soprada por Deus", que é a tradução da palavra grega θεοπνευστος, theopneustos ).   
O apóstolo Pedro diz que "nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus."  ( 2 Pedro 1, 21 )
O apóstolo Pedro atribui aos escritos de Paulo a mesma autoridade do Antigo Testamento:
"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" ( 2 Pedro 3, 15 – 16 )   

A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 6 bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade 7 vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos
A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é  o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas  no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. 
Ele é a Palavra viva de Deus. Todas  as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte  e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente. "Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. 
Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. 
É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus" (DA 247).

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...