sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SÃO GREGÓRIO MAGNO - PAPA E DOUTOR


São Gregório Magno nasceu em Roma, por volta de 540. Pertencia a uma das principais famílias romanas, filho de Gordiaus e de Sant Silvia. 
Chegou a perseguir uma carreira política que o levou a prefeito da cidade. 
Em  cerca de 575 ingressa num mosteiro e assume a vida religiosa por influência dos escritos e personalidade de São Bento. 
Enquanto Papa Gregório foi responsável pelo envio dos primeiros missionários para converter os Anglo-Saxões nas ilhas Britânicas liderados por Agostinho Cantuária que seria o primeiro arcebispo de Cantuária. 
É considerado um dos mais célebres papas da história da Igreja. Afirmam os historiadores que toda a Idade Média viveu sob o signo do pensamento de São Gregório Magno. 
O seu pontificado durou 14 anos (de 3 de Setembro de 590 a 12 de Março de 604). 
Foi o primeiro a usar o nome de “servo dos servos de Deus”. Fundou sete mosteiros: seis na Sicília e um em Roma. 
Organizou a defesa de Roma, ameaçada pelas invasões dos bárbaros; organizou a administração dos bens públicos, cuidou dos aquedutos, lutou pelos interesses dos colonos e contra os poderosos que ainda teimavam em escravizá-los, promoveu a evangelização da Inglaterra.
Acompanhava com zelo toda a caminhada da Igreja pelo mundo inteiro.
São Gregório Magno foi um fecundo escritor. Do seu epistolário chegaram, até nós, cerca de 848 cartas e numerosas Homilias sobre o Evangelho e Homilias sobre Ezequiel. 
É de sua autoria também os Moralia in Job e Regra Pastoral. 
Além disso, deixou a sua marca no canto sacro, o canto gregoriano, no direito canônico, na vida ascética monacal, na pastoral e no apostolado dos leigos. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...