domingo, 4 de setembro de 2011

"TER A BÍBLIA NÃO BASTA, É PRECISO LÊ-LA"


O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, pediu que os católicos não apenas tenham a Bíblia em casa, mas que alimentem o costume de ler o texto sagrado.
Dom Odilo, que foi um dos presidentes delegados da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, explicou essa quinta-feira, em coletiva de imprensa em São Paulo, que os padres sinodais reconheceram que há um grande analfabetismo bíblico entre os fiéis.
«É importante ter a Bíblia, mas isso não basta, é preciso lê-la», afirmou o arcebispo. 
Nas proposições do Sínodo encaminhadas ao Papa, alenta-se que todo católico tenha fácil acesso à Bíblia. 
O evento eclesial também chama a um novo empenho de formação dos fiéis no campo bíblico.
Segundo o cardeal Scherer, é preciso ler a Bíblia de forma adequada. 
Para isso, o primeiro passo é tomar o texto a partir «da Igreja, da comunidade de fé», pois a Igreja «é a casa da Palavra de Deus, seu endereço certo», afirmou.
Isso evita as leituras «fundamentalistas», que instrumentalizam o texto sagrado para fins alheios a ele. 
Dom Odilo recordou que o próprio Papa falou da importância de se tomar a Bíblia no contexto da fé da Igreja, respeitando-se o rigor do método histórico-crítico, por um lado, e, por outro, não descuidando da Tradição viva de toda a Igreja. 
O arcebispo indicou que os católicos devem ter sempre em mente que a Bíblia tem uma «referência fundamental», Jesus Cristo. 
Na comunidade de fé, nas paróquias e dioceses, os fiéis devem procurar participar de círculos bíblicos e de outros eventos formativos, para aprofundar no conhecimento do texto sagrado.
Dom Odilo recordou que muitos padres sinodais falaram a respeito dos métodos de leitura da Bíblia. «Falou-se sobre a leitura orante, o método da ação católica: ver, julgar e agir, o método franciscano, o dos exercícios espirituais de Santa Inácio». 
Segundo o arcebispo, aprender os métodos de leitura ajuda na hora de ir ao texto. 
Agora que as proposições do Sínodo foram entregues ao Papa, espera-se a orientação que virá do pontífice, por meio da exortação apostólica pós-sinodal.Sobre a responsabilidade de trabalhar na presidência da assembléia sinodal, Dom Odilo destacou que «foi uma grande alegria». O arcebispo confessou que «não foi tão difícil» desempenhar a função, pois «tudo estava muito bem organizado» pela Secretaria do Sínodo».
Dos 253 membros nomeados para a assembléia, 248 participaram. 
Esses poucos que faltaram não puderam ir por motivo de doença ou complicação com a viagem.Segundo o arcebispo, houve muitos momentos especiais durante o evento. «Já a missa de abertura, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o concerto da Filarmônica de Viena, a visita do patriarca ortodoxo Bartolomeu I, a missa de encerramento».
«Fico com uma impressão muito rica, muita bonita deste Sínodo», afirmou o cardeal Scherer.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...