quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BENTO XVI E A LIBERDADE RELIGIOSA NA INDONÉSIA

O Papa Bento XVI se reuniu no dia 7de outubro 2011, com os bispos da Indonésia, que desde o dia 3 deste mesmo mês, se encontraram em Roma em visita ” Ad Limina Apostolorum “. 
O encontro com o Santo Padre deu fim as atividades dos prelados indonésios no Vaticano.
A liberdade de viver e pregar o Evangelho não pode ser tomada como garantida e deve ser sempre justa e pacientemente aceita. 
A liberdade religiosa não é simplesmente o direito de ser livre de restrições externas.
É também o direito de ser plena e autenticamente católico, para professar a fé, construir a Igreja e servir ao bem comum”, disse o Papa inicialmente em seu discurso
Falando sobre a situação do país, Bento XVI afirmou que a complexa realidade da religião na Indonésia está a espera do “perdão, da misericórdia e do amor na vida”, como instrumento para “superar os mal-entendidos ou desconfianças”.
Nesta sentido, o Santo Padre dirigiu a sua gratidão pelo “esforço intenso” e pelo testemunho de vida cristã “humilde, mas corajoso” que oferecem os sacerdotes e religiosos, e até mesmo leigos ao país, principalmente, no campo educativo, social e de assistência aos pobres, demonstrando à sociedade indonésia a “bondade misericordiosa de Deus”.
“Eu só posso apenas encorajá-los em seus contínuos esforços visando promover e apoiar o diálogo inter-religioso em sua nação. Seu país, tão rico em diversidade cultural e caracterizado por uma grande população, é o lar de um número significativo de seguidores de diferentes tradições religiosas. Então, o povo da Indonésia é bem capaz de dar um contributo importante para a busca da paz e da compreensão entre os povos do mundo”, concluiu o pontífice.
A Igreja Católica na Indonésia representa uma minoria religiosa. 
Atualmente, a população do país é composta por mais de 231 milhões de habitantes, dos quais 90% professam a religião muçulmana.
“ O vosso país, rico na sua diversidade cultura e caracterizado por uma grande população, é morada de um significativo número de seguidores de várias tradições religiosas. 
Portanto, o povo da Indonésia tem a capacidade  de dar uma contribuição importante na busca da paz e na compreensão entre os povos do mundo”, enfatizou.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...