terça-feira, 18 de outubro de 2011

SÃO LUCAS, O EVANGELISTA

São Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκς, Loukás) é o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos o terceiro e quinto livros do novo Testamento. 
É o santo padroeiro dos pintores e médicos  e sua festa é celebrado no dia 18 de outubro.
Chamado por Paulo de "O Médico Amado"(Colossenses 4:14), pode ter sido um dos cristãos do 1º século que conviveu pessoalmente com os doze Apóstolos.
Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia na Síria Antiga.
Lucas foi o companheiro de Paulo, e segundo a quase unânime crença da antiga igreja, escreveu o evangelho que é designado pelo seu nome, e também os Atos dos Apóstolos.
Lucas se juntou a Paulo em Trôade (At 16.10), e foi com ele até à Macedônia depois viajou com o mesmo Apóstolo até Filipos. 
Uns sete anos mais tarde, quando Paulo, dirigindo-se a Jerusalém, visitou Filipos, Lucas juntou-se novamente com ele (At 20.5). 
Se Lucas era aquele ‘irmão’, de que se fala em 2 Co 8.18, o intervalo devia ter sido preenchido com o ativo ministério. Lucas acompanhou Paulo a Jerusalém (At 21.18) e com ele fez viagem para Roma (At 21.1). E nesta cidade esteve com o Apóstolo durante a sua primeira prisão (Cl 4.14 - Fm 24) - e achava-se aí também durante o segundo encarceramento, precisamente pouco antes da morte de Paulo (2 Tm 4.11).
A primeira referência a Lucas encontra-se na Epístola a Filêmon de Paulo de Tarso
no versículo 24. É mencionado também na epístola aos Colossenses, 4:14 , e na 2ª epístola a Timóteo 4:11. Alguns manuscritos afirmam que Lucas morreu "em Tebas, capital da Beócia com 84 anos ". Serviu ao Senhor com persevrança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito SantoTodas estas referências parecem indicar que Lucas terá, de facto, seguido Paulo durante algum tempo. Outra tradição Cristã defende Lucas foi o primeiro Iconógrafo, e que terá pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo. 
É por isso que mais tarde, as quildas medievais de São Lucas, na Flanders, ou a Accademia di San Luca ("Academia de São Lucas") em Roma - associações imitadas noutras cidades Européias durante o século XVI - reuniam e protegiam os pintores.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...