sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE CRISTO REI

No último domingo do tempo Comum, celebramos a solenidade de Cristo Rei do Universo.
Uma solenidade é uma grande festa, na qual celebramos uma grande verdade de fé. 
É a coroação de todo o ciclo da Liturgia Eclesiástica, porque na figura do Cristo-Rei se resume toda a obra Salvadora do Messias.
Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o seu Reino é o Reino da Verdade e da Vida, da Santidade e da Graça, da Justiça, do Amor e da Paz.
Nesse dia encerramos o Ano Litúrgico e começamos o Tempo do Advento. A Igreja convida-nos a concentrar nossa mente e coração nesse fundamento de nossa fé; Jesus Cristo, Rei e Senhor de nossas vidas.
Esta solenidade começou a ser celebrada em 1925, onde estávamos sob o contexto de outra guerra mundial que custaria 26 milhões de vidas. 
Papa Pio XI
Naquela hora de dor o Papa Pio XI fez ouvir a sua voz e gritou: “A PAZ DE CRISTO, PELO REINADO DE CRISTO!” e com a encíclica chamada “QUAS PRIMAS”, o Papa institui a festa do Cristo Rei. Pio XI insistia na necessidade de reconhecer a autoridade universal de Crsto, porque a sua aceitação faria desaparecer as divisões de pessoas, classes sociais, povos e nações, que acabaria com o ódio, as injustiças e toda escravidão. Muitas pessoas pensavam que já não havia espaço para Deus no coração do homem. O Santo Padre lembrou que Cristo está presente no coração de cada ser humano e que somente Ele tem o verdadeiro poder sobre a sociedade, a família, a cultura e todo o Universo. Quis comemorar a realeza de Jesus num momento em que a sociedade abandonava a fé e o ateísmo se propagava no mundo inteiro. 
Assim Concluía o Papa: “ É necessário que Cristo reino na mente dos homens, é necessário que Cristo reine na vontade dos homens, é necessário que Cristo reine nos corações, por um ardente amor a Ele, é necessário que Cristo reine em nossos corpos e em nossos membros para que sirvam a paz externa da sociedade e à paz interna de nossas almas".

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...