domingo, 20 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA


A Igreja Católica introduziu a festa da Apresentação de Maria no Templo a partir de 1371. 
Os Evangelhos não nos falam da sua infância, mas os escritos apócrifos relatam que quando Nossa Senhora tinha 3 anos, os seus pais, Joaquim e Ana, a apresentaram no templo, consagrando-a ao Senhor, conforme o costume Judaico. 
No dia 21 de Novembro de 1964, o papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja. “A Senhora da Apresentação vive em acto de se apresentar. Toda a sua vida foi um exercício constante para o sim total e solene, que há-de dar a Deus na Anunciação e na cruz. 
Maria vive em estado de apresentação, fazendo sempre a vontade de Deus, cumprindo a sua palavra. Servir é o seu ofício; Serva é o seu nome. 
Desde criança ficou à escuta, aberta e disponível para se dar a Deus e aos outros. (…)
Como Maria também o cristão vive em estado de apresentação, respondendo sim à vontade do Pai. Na alegria de apresentar-se ao serviço em todo o instante, enche o coração e a vida. Quando então chegou o momento do anúncio do anjo Gabriel para que ela concebesse o menino Jesus, sua resposta foi foi de profunda espiritualidade e fidelidade demonstrando pleno conhecimento da palavra quando disse:
 " Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra". Hoje Maria se apresenta a nós, como mãe, intercessora, protetora, medianeira e mulher de muita coragem, por assumir tamanha responsabilidade, principalmente considerando uma época em que a mulher muito pouco valia. 

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...