quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TEMPO DO ADVENTO - MARANA THÁ! VEM SENHOR JESUS!

A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. 
É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. São quatro domingos que antecedem o Natal. Esse Tempo possui duas características: 
Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
A celebração do Advento é um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referencia e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino. A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. 
Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. 
O Advento também é tempo propício à conversão e deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria.
Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. 
Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
As vestes litúrgicas são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal com exceção do terceiro domingo do Advento, Domingo da Alegria ou Domingo Gaudete, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do libertador que está bem próxima e se refere a segunda leitura que diz: Alegrai-vos sempre no Senhor. 
Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto.(Fl 4, 4).
Diz a canção: Agente passa o ano inteiro assim, andando sempre do começo ao fim, será que Cristo esteve cada dia, ao nosso lado em nossa companhia, Natal é tempo de rever, da gente amar e renascer...” Esta letra expressa o sentido do Advento, um tempo de reflexão e de avaliação de nossa conduta durante o ano que passamos...será que todos os nossos desejos e propósitos firmados no ano anterior se tornou real neste em que vivemos? Fizemos a nossa parte? Amamos mais? Perdoamos mais? Compartilhamos mais? Compreendemos mais? Servimos mais a Deus? Melhoramos? Ou queremos mudanças apenas da parte do outro? 
Por isso precisamos nos preparar para que quando Jesus chegar encontre nosso coração pronto para acolhê-lo. 
Durante esse período a igreja lembra as palavras do profeta Isaías: Voz que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.( 40, 3 - 4 ) 

By Mauro do Coral


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...