terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SANTO AMBRÓSIO - BISPO E DOUTOR

Bispo e Doutor da Igreja, Santo Ambrósio de Milão é considerado um dos mais influentes teólogos da Santa Igreja nos seus primeiros séculos, período conhecido como Era Patrística.
Nasceu no ano de 340 em Tréveris (Atual Trier, na Alemanha), onde seu pai exercia alta função na administração do Império Romano. Sua família encontrava-se entre as mais ricas e nobres. 
Logo após seu nascimento, seu pai faleceu e sua mãe o levou, juntamente com seus irmãos, à Roma, onde Ambrósio cresceu e recebeu formação em direito e formação religiosa destinada aos catecúmos. Foi nomeado governador de Milão por volta do ano 370.
Sua conversão aconteceu em 374, com a morte do Bispo da Arquidiocese de Milão. Ocorreu que, na eleição do novo bispo de Milão, deu-se início uma disputa acirrada entre católicos e arianos (os arianos negavam a consubstancialidade entre Jesus e Deus, ou seja, a divindade de Cristo), o que levou a uma grande manifestação. Na qualidade de prefeito da polícia, Ambrósio compareceu pessoalmente à eleição, para assegurar a ordem.
Seu discurso impressionou a todos os envolvidos e controlou a manifestação com tamanha eficácia que os partidos opostos se uniram para elegê-lo o novo Bispo de Milão. Ambrósio resistiu dizendo que não era capaz e nem era ainda batizado. Após várias tentativas de recusa, reconhecendo na unanimidade a vontade de Deus, e para previnir mais violência, aceitou. Prepararam-se as cerimônias do batismo. Na semana seguinte, recebeu todas as ordens e foi consagrado bispo em 7 de dezembro de 374. Imediatamente, deu todos os seus bens aos pobres e se dedicou à edificação e defesa da Igreja Católica contra as diversa heresias (principalmente a do movimento ariano). Escreveu diversos ofícios sobre doutrina, especialmente sobre o sacramento da confissão. Suas obras são citadas em documentos doutrinais e pontifícios até hoje.
Ambrósio proíbe o Imperador Teodósio de entrar na Igreja
 Suas pregações converteram Santo Agostinho, o qual Santo Abrósio batizou e trouxe para a Igreja. Tamanha era a sua habilidade como pregador e orador, Santo Ambrósio era conhecido como "Língua de Mel" (razão pela qual podemos encontrar abelhas em algumas das imagens de Santo Ambrósio). Os sermões de Ambrósio também convenceram ao Imperador Theodosius I a fazer uma confissão pública de seus pecados.
Ambrósio e o imperador Teodósio
Pela Páscoa de 381, o imperador Teodósio I transferiu sua residência
Sua autoridade moral era ilibada e reconhecida pelos inimigos. Por isso, seu desempenho nos relacionamentos políticos foi cheio de êxito. Em todos os problemas, acabou sempre vencendo, impondo sua opinião. Foi assim no caso de sua vitória contra a imperatriz Justina e seu filho Valentiniano II que queriam uma igreja para os cristãos arianos. Quando o imperador Teodósio ordenou o Massacre de Tessalônica Ambrósio foi o único que, numa conduta corajosa, fez frente recriminando a crueldade do imperador.
Ambrósio converte o Imperador Teodósio
Quando este, mesmo advertido por carta de Ambrósio, quis entrar na igreja acompanhado de sua corte, Ambrósio o impediu com autoridade e valentia: "Não ousaria, em sua presença, oferecer o sacrifício divino"
Como o imperador recalcitrasse e invocasse o exemplo de  Davi Ambrósio o recriminava publicamente e lhe perguntava se aquela boca que ordenara tão cruel massacre era digna de receber a hóstia sagrada. Convidava-o a imitar Davi não só no pecado, mas, também, na penitência, pois "o pecado só nos é tirado pelas lágrimas e pela penitência".
No Natal de 390, o imperador teve de revestir-se de trajes penitenciais, confessar publicamente o seu pecado, fazer penitência e só então é readmitido no seio da Igreja. 
Cinco anos depois, o próprio Ambrósio pronunciou a oração fúnebre deste mesmo imperador, de quem exigira atos de penitência.
Santo Ambrósio faleceu em 4 de abril de 397, em Milão e suas relíquias estão no Santuário de Santo Ambrósio, na Basílica de Milão. A Igreja Católica celebra sua festa litúrgica no dia 7 de dezembro, aniversário de sua ordenação. 

By Mauro do Coral





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...