segunda-feira, 26 de março de 2012

DOMINGO DE RAMOS

O chamado Domingo de Ramos, marca o início da Semana Santa.
Neste dia celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém como humilde Rei que vem para resgatar a humanidade de seus pecados, Jesus entra montado em um Jumentinho e é aclamado Rei por todo o povo que gritava: " Hosana ao filho de Davi, Bendito o que vem em nome do Senhor ", Eles aplaudiam, acenavam com ramos, outros estendiam mantos ou suas roupas para Ele passar.


Este povo tinham visto Jesus ressuscitar Lázaro a poucos dias em Betânia e estavam maravilhados e tinham certeza de Ele era o Messias anunciado pelos profetas. 
Por isso então fizeram tanta festa e acolheram Jesus abanando seus ramos de oliveira e palmeiras, significando Vitória.
Então toda a igreja é chamada a reviver este momento trazendo os ramos em suas mãos para também aclamar Jesus com "Hosanas" durante a procissão.


Os Ramos bentos que levamos para casa após a missa lembra-nos que estamos unidos a Cristo na árdua luta contra o pecado, um caminho em direção ao calvário mas que chegará a Ressurreição.
O sentido da procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna em Deus e com Deus.
A entrada solene de Jesus, foi um prelúdio de suas dores e humilhações, pois esta mesma multidão que o homenageou motivada por seus milagres, agora lhe viraria as costas e muitos pediriam por sua morte. Jesus conhecia o coração dos homens e não se iludia com esta recepção.
Sem duvida é uma atitude que nos leva a refletir sobre a verdade de nossas palavras e comportamento ao se referir a Jesus, pois ao mesmo tempo em que o louvamos e adoramos, o negamos e o traímos.
Por trás desta bela celebração está um grande ensinamento de Cristo e  da igreja e também de nossa luta contra o pecado da vida de uma fé sem compromisso, de desrespeito à Lei de Deus, de muitos  que preferem viver um Cristianismo " Light ", prevalecendo sempre os nossos gostos, as nossas vontades, nossos interesse e conveniências e impera como disse o Papa Bento XVI, a ditadura do relativismo.
Esta celebração ensina ainda que seguir a Jesus é renunciar a nós mesmos e colocar-se na defesa e no anúncio do Evangelho mediante o nosso testemunho de verdade.


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...