terça-feira, 3 de abril de 2012

QUINTA FEIRA SANTA - INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Na quinta feira Santa a igreja celebra a instituição da Eucaristia e também a conhecida missa do lava-pés.

É a última ceia de Jesus com seus discípulos, Jesus se torna alimento para a libertação do povo de Deus.
No início da celebração, Jesus surpreende os discípulos com um gesto de grande humildade e nos dá um grande ensinamento. Ele pega uma toalha e derrama água numa bacia e começa a lavar os pés dos discípulos. No inicio eles não entenderam o que Jesus queria com este gesto, então Pedro se recusou a deixar Jesus lavar os seus pés dizendo:
"Os meus pés nunca lavarás". Jesus respondeu: " Se eu não lavar os seus pés não terás parte comigo, agora vós não compreendeis, mas depois compreenderás". Após ter terminado Jesus sentou-se e então lhes explicou: Vós dizeis que eu sou o seu mestre e Senhor, pois bem eu sou, e se eu o seu Senhor e mestre lavei os vossos pés, deveis vós também lavar os pés uns dos outros, dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa."


Ao final da ceia Jesus pegou o pão em suas mãos, olhou para o céu, pronunciou a ação de graças e olhando para cada um deles disse: " Tomai e comei todos vós, isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em minha memória". Depois tomou o cálice com vinho em suas mãos abençoou novamente e entregou aos discípulos dizendo: Tomai e bebei todos vós, este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados, todas as vezes que se reunirem fazei isto em minha memória." Com estas palavras Jesus institui a Eucaristia e convoca a igreja a celebrar este memorial da paixão todas as vezes que se reunirem.
Eucaristia é uma palavra que vem do grego Eucaristó que significa Ação de graças, portanto a Eucaristia é um ato de gratidão , de agradecimento a Deus pelo Santo sacrifício de Jesus que se dá em alimento para resgatar a humanidade.Enquanto a pessah ( Páscoa ) judaica comemora a libertação do povo da escravidão do Egito, a Páscoa Cristã celebra a libertação de Cristo da morte, é a passagem da morte para a vida com a Ressurreição.
Foi a última ceia de Jesus com seus discípulos e seus grandes ensinamentos nesta noite são celebrados na quinta  feira Santa: " Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus irmãos, amai-vos uns aos outros como eu vos amei" Este é o grande sentido da Eucaristia e do exemplo que Cristo deixa pra igreja.
By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...