domingo, 8 de abril de 2012

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA BOM PASTOR 2012

A Semana Santa como todos sabem começa na festiva missa do domingo de Ramos, onde se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e o povo o saúda aclamando-o Rei e cantando o Hosana.
Depois na quinta feira Santa a celebração é muito especial e marca o início do Tríduo Pascal com a Instituição da Eucaristia e o Lava-pés.
Momento em que Jesus se dá como alimento, tornando-se Pão e Vinho, oferecendo seu corpo e sangue e formando uma nova e definitiva Aliança com o Pai e redimindo a humanidade dos pecados.
Nesta celebração de Jesus ele anuncia que será traído e ensina os discípulos a amarem-se com igualdade e serviço, lavando os pés uns dos outros. 
Nesta noite a missa não tem a benção final, pois Cristo será adorado e guardado até a missa da Vigília Pascal completando o Tríduo Pascal, é como se a missa terminasse somente na benção final do sábado de Aleluia!
Na sexta feira Santa, a Sexta da Paixão de Cristo, o dia é marcando de muito silêncio e recolhimento, dia de Jejum e oração. É um dia em que as paróquias organizam via-sacra, procissões, teatros...mas a principal celebração acontece as 15h, momento em que Jesus morreu. Neste dia é celebrado os últimos momentos de Jesus e sua morte, em seguida faz-se a Adoração do Cristo na Cruz. É o único dia em que a igreja não celebra missa no mundo inteiro.
Em todas estas celebrações muito especiais da igreja os fiéis em grande número se fizeram presentes. Durante as missas muitos se emocionaram com a procissão do Encontro entre Nossa Senhora das dores e o esquife do Cristo morto, com o Teatro da paixão organizado e realizado pelos jovens da comunidade e dirigido pelo Vicentino Edmilson. Emoção também aconteceu na Via Sacra encenada pelas crianças da Catequese, que com muita simplicidade e carinho contaram os últimos passos de Jesus até sua morte na cruz.








Finalmente completando o Tríduo Pascal vem a Celebração da Vigília Pascal e a benção do fogo novo. Nesta especialíssima celebração a igreja comemora a vitória de Cristo, luz que ilumina as nações.
É uma missa solene, Enriquecida com oito leituras, oito Salmos e o Evangelho.
Estas leituras contam a trajetória do povo de Deus, sua criação, sua escravidão, sua libertação através da vitória de Cristo sobre a morte com a Ressurreição no domingo pela manhã.
















Em toda e em cada grande celebração da semana a igreja estava lotada, com grande demonstração de fé e amor pela igreja, foi realmente uma Semana Santa e Abençoada.  


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...