segunda-feira, 2 de julho de 2012

ATRAÍDOS PELO CARISMA....


Ao falarmos da pessoa de Jesus, é preciso falar com cuidado, com sabedoria, com uma análise muito profunda e minuciosa, pois se trata do filho de Deus, aquele que veio ao mundo para resgatar a humanidade de seus pecados e trazer-lhe uma nova chance de se libertar do mal que insiste em contaminar os corações e impedi-los de chegar até Deus.
O Padre Zezinho grande cantor e compositor na canção Um certo Galileu, expressou com grande exatidão quem realmente era Jesus de Nazaré, vejam:


“Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que Ele amava,
Seu jeito simples de conversar, tocava o coração de quem o escutava.
Seu jeito amigo de se expressar, enchia o coração de paz tão infinita.
Seu jeito puro de perdoar, fazia o coração, voltar a ser criança.”

Jesus era uma pessoa que dava atenção a todos, mesmo em momentos de muito cansaço depois de longas caminhadas e pregações.
Quando lhe traziam as crianças, os discípulos as impediam de chegar até Ele para não incomodá-lo, porém Jesus os repreendiam dizendo:
“Deixai vir a mim as crianças, pois delas é o Reino dos céus”
Era muito atencioso com todos principalmente com os pobres e marginalizados, andou pelas casas de pessoas simples, visitou e perdoou os pecadores, atraiu com suas palavras de mansidão, de esperança, de perdão, de acolhida, aqueles que enganavam e roubavam o povo como os cobradores de impostos entre eles, Mateus o evangelista e Zaqueu.
Devolveu a eles dignidade e os fez reconquistar o respeito a partir da honestidade, da partilha e da justiça.
Curou os enfermos, fez os cegos enxergarem, os coxos andarem, os surdos ouvirem, os mudos falarem, curou os leprosos e desafiou as autoridades que escravizavam e maltratavam os menos favorecidos:
“Eu vim para que todos tenham vida e as tenham em plenitude”
Deu-lhes liberdade, para segui-lo e amá-lo.
“Quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Jesus sabia e conhecia o que se passava no interior de cada ser humano, por isso os compreendia e os aceitava sem nenhuma distinção, tratou a todos com igualdade tanto ricos como pobres, falou sempre abertamente em todos os lugares por onde andou. 
Ele veio trazer a liberdade, as pessoas precisavam se libertar da pressão religiosa imposta pelos doutores da Lei, precisavam libertar de seus medos, de suas desconfianças precisavam se sentir amadas e não pressionadas a viver uma fé de aparências.
Para servir e seguir a Deus o homem precisa estar e se sentir livre para crer num Deus-amor, verdadeiro, não num Deus-opressor e que castiga os pecados da humanidade.
"Eu vim para salvar o mundo, não para condená-lo"

Se tinham duvidas, Jesus era a certeza, se tinham medo Jesus era a segurança, se estavam fracos, deprimidos, marginalizados, injustiçados, desprezados, Jesus era a força, a justiça, a cura para todos os males físicos e Espirituais.  

Suas palavras percorriam toda a região da Judéia e a cada dia aglomerava multidões em sua volta para ouvi-lo. Jesus os ensinava, apontava-lhes soluções, enchia-os de esperanças, perdoava seus pecados de modos que se sentiam amados e renovados, em muitos casos, bastavam-lhe apenas, um olhar, um toque, um abraço, uma pequena e preciosa atenção. Jesus trazia paz e serenidade em seu semblante e Não só por ser Deus, mas também por ser 100% humano era carismático. 



Jesus somente era duro e mais exigente e rígido com aqueles que maltratavam os mais simples e pobres como os escribas e fariseus, e é esse mesmo Jesus que olha pra nós com a mesma atenção, com o mesmo carinho, com o mesmo cuidado, e nos convida a livremente segui-lo, com o coração aberto e disposto a ser feliz. 
Os "poderosos" da época sabiam disso também, sabiam que Jesus falava a verdade, sabiam que Jesus era justo e bom, sabiam de seus erros, também foram tocados por Jesus, mas se recusaram a aceitar essas verdades, por isso o tempo todo procuravam armar armadilhas contra ele e em nenhuma delas obtiveram êxito, foi então que resolveram crucificá-lo acreditando que sua morte poria um fim aos seus ensinamentos...mas foi tudo em vão. A ressurreição de Cristo acabou com a morte e estabeleceu de vez o Reino de Deus. 




By Mauro do Coral

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima matéria, Mauro. Gostei muito quando Jesus diz: "Quem quiser seguir-me..." Ele não obriga ninguém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...