domingo, 14 de abril de 2013

CERCO DE JERICÓ..O QUE É..??


O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de
oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento

 Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. 
O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra 
prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas que o impediam de prosseguir a caminhada. 

 Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de 
Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem
 durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de 
Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença 
de Deus que caminha com seu povo.
 
Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de 
que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas 
cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato 
aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas!lhas de Jericó

Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente 
no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, 
pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de
 tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.
“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” 
Hebreus 11, 30.

 “Os muros de Jericó caíram ao som das trombetas da oração”, 
afirmava La Pira em 1959, no regresso da primeira viagem que 
um político ocidental efetuava à Rússia, depois da guerra.
 A ORIGEM
Esta prática nasceu na Polônia. O Santo Padre João Paulo II  devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia.
Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim.  
Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se  organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosáriosete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.” 
No dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1978), Anatol Kazczuck, daí em diante promotor desses Cercos, apresentou a ordem da Rainha do Céu a Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado. Ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o Terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.” 
Anatol apresentou também a mensagem de Nossa Senhora a Monsenhor Stefano Barata, bispo de Czestochowa e Presidente da Comissão Mariana do Episcopado. Ele alegrou-se com o projeto, mas aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso”, para maior facilidade na sua organização. Então, deu-se o nome de “Cerco de Jericó” a esta iniciativa. 
O padre-diretor de Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita do Santo Padre. Dizia ele: “Seria melhor em abril.” “Mas a Rainha do Céu deu ordens para se organizarem esses Rosários permanentes na primeira semana de maio”, respondeu o Sr. Anatol. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. 
         A Santíssima Virgem sabia bem que o Cerco de Jericó em maio não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria. E, logo a seguir, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966. Consternação geral em toda a Polônia! O Papa não poderia visitar a sua Pátria. 
Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários. E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível! 
         Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó. Assim pode-se organizar grupos de pessoas que se revezem de períodos em períodos de tempo, para que seja rezado o Rosário permanentemente durante as 24 horas durante os sete dias em que é feito o cerco de Jericó.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...