sábado, 17 de setembro de 2011

SÃO CORNÉLIO E SÃO CIPRIANO - PAPA E BISPO MÁRTIRES

São Cornélio 21º Papa

O pontificado de São Cornélio teve início somente no ano de 251. Um ano e quatro meses antes, o Papa São Fabiano, seu predecessor, havia, havia sido martirizado por decapitação por ordem do imperador Décio. A perseguição contra a igreja de Cristo havia apresentado constantes requintes de violência e crueldade, de forma que desde a morte de São Fabiano em 250, tornou-se impossível congregar os fiéis para a eleição do novo Papa. 
Só após a revolução de Julio Valente, conseguiu reunir-se o Clero, que elegeu por Papa a Cornélio, que era Presbítero da Igreja Romana. 
Assim desde a morte de São Fabiano até a eleição de São Cornélio permaneceu a sede pontifical de Roma vacante por um ano e quatro meses. Era Cornélio conhecido por suas grandes virtudes e eminente sabedoria, principalmente pelo grande testemunho que empreendera na luta contra a heresia. Por sua personalidade firme ao mesmo tempo, que, piedosa, era já conhecido pelo seu elevado grau de Santidade.Sua caridade e extrema doçura fez com que merecesse o renome de “ Pai dos pobres”. 
São Cipriano Bispo de Cartago
Tão logo tomou posse, o Papa Cornélio deparou-se com sérios obstáculos. A chama da perseguição aos Cristãos novamente ergueu-se. Aproveitando-se da aparente instabilidade, um sacerdote de nome Novato passou a semear dissensões internas, empreendendo malignas articulações para dividir o rebanho de Cristo. Oriundo de Cartago, onde São Cipriano já havia identificado sua personalidade maledicente, chegou como refugiado em Roma onde achou terreno propício para difundir seus erros. Contestando a legitimidade da sucessão Papal, maquinou um cisma e, num jogo de influências e interesses acabou proclamando-se Papa. Por este motivo, ainda no mesmo  ano da posse, São Cornélio, convocou um Concílio em Roma quando Novato foi excomungado e declarado anti – papa, sendo prescritos seus erros e condenados todos os seus sequazes. A paz na igreja, porém, duraria pouco tempo. O governo do imperador Décio estava no final e seu sucessor Galo, reacendeu a chama da perseguição, com tanta intensidade que acabou o Papa sendo banido de Roma. São Cipriano como bispo de Cartago ( norte da Àfrica ) empreendeu grande apoio ao supremo pontífice, por ocasião do levante Noviciano. Ao saber do exílio do Papa, de quem era pessoal amigo, escreveu-lhe carta contendo mensagem de perseverança  e fé já prevendo os sofrimentos com que ele iria glorificar a Cristo, São Cornélio que já havia sido submetido a intensos tormentos, fadigas e penúrias no exílio, acabou sendo decapitado, após sentença dos juízes imperiais no dia 14 de setembro de 253. Cinco anos após a morte de São Cornélio ( 258 ) São Cipriano que a alguns anos permanecia exilado em Curubis foi conduzido a presença do pré – cônsul Máximo, o qual lhe obrigou a desistir da fé.Declarando firme testemunho Cristão e negando-se a adorar a outros deuses São Cipriano foi imediatamente decapitado por ordem de Máximo. Por serem contemporâneos, amigos e pela estreita relação na luta das causas da igreja, juntos aparecem Cornélio e Cipriano no Cânon tradicional da missa cuja celebração festiva ocorre no mesmo dia. As relíquias de São Cornélio se encontram repouso junto as crípitas de Lucina ( Bem aventurada Lucina que foi quem recolheu os restos do Papa Cornélio e depôs numa crípita escavada em uma propriedade sua no cemitério de Calisto onde encontra-se até hoje.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...