quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A MISSÃO DO CATEQUISTA

Quem é o catequista?
É um agente de pastoral que se compromete em educar na fé em Jesus Cristo as crianças, jovens e adultos, auxiliando na evangelização da comunidade.
É enviado pela comunidade para anunciar, viver e celebrar a palavra de Deus, bem como ser um sinal de transformação na vida da comunidade, mediante seu testemunho.
Ele age e trabalha em nome de Deus, realiza sua missão não expondo suas idéias nem seus próprios pensamentos, mas especificamente e somente a palavra de Deus.
O catequista se identifica com a comunidade, participando com carinho, dedicação, amor, alegria e responsabilidade.
Ele anuncia a palavra de Deus com firmeza, convicção, maturidade, força e autoridade, para que possa gerar uma transformação positiva e conquistar a confiança de quem o houve.
O catequista desperta entre todos, o interesse e o amor pela Eucaristia.
Ser catequista é muito mais do que ter um grupo de crianças nas mãos. É preciso ter consciência que seu comportamento e seu testemunho de vida é fundamental para que o evangelho de Cristo atinja os corações das pessoas, pois quando falamos de crianças, falamos também de seus pais, de seus amigos, de sua família enfim, influenciando diretamente na vida pessoal de cada catequizando.
Por isso o catequista precisa acima de tudo crer no evangelho que anuncia.
O sim a Deus é a certeza de que a comunidade tem compromisso com a palavra.
Abraão, o patriarca disse sim e iniciou sua caminhada para a terra prometida.
Moisés tirou o povo da escravidão do Egito e os conduziu à terra prometida.
Davi foi o Rei ungido e experimentou a força e a justiça de Deus.
Salomão, filho de Davi governou sempre guiado pela sabedoria Divina.
Jeremias, o profeta, ainda menino pôs-se a lutar pelo Senhor Deus anunciando sem medo, sua grandeza, seu poder, sua majestade, e assim tantos outros profetas deram sua vida para anunciar a conversão da humanidade.
Maria mãe de Jesus, a escolhida por Deus disse sim ao plano decisivo de salvação.
Pedro, Paulo, João, André, Filipe, Tiago, Mateus....e ao longo da história tantos creram a ponto de entregar sua própria vida pela causa do Evangelho.Em Mateus 5, 13 Jesus diz: "Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo."
Em Mateus 28, 19-20, Jesus nos faz esta promessa:"Ide por todo o mundo e ensinai todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi, e eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos.
Ser catequista é ser sal e luz na vida da comunidade, é ser fermento na massa.


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...