sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ENTREVISTA COM WALDYR, DOS VICENTINOS


Nascido em Lima Duarte – MG, em 12 de Julho de 1940, Cristão simples, trabalhador, honesto, Espírito caridoso, fiel, alegre, Waldyr é filho de Geraldo e Umbelina, foi casado com a sra.Elza, pai de quatro filhos: Marcelo, Ricardo, Patrícia e Luciano. 
É presidente da Conferência Vicentina N. Sª das Dores de nossa Paróquia e tudo o que faz é sempre com muita alegria e despojamento.
Mauro – Tudo bem Sr. Waldyr?
Waldyr – Tudo bem graças a Deus, podemos começar a entrevista com uma oração pra agradecer este momento...?
Mauro – Podemos sim. Vamos então pedir a Nossa Senhora que nos abençoe e que este bate-papo possa ajudar as pessoas a compreender a presença de Cristo no seu testemunho e o abençoe sempre pra continuar sempre firme em seu trabalho...Ave Maria cheia de graça...
Mauro – Onde foi e como tudo começou?
Waldyr – Ah, comecei cedo, fiz a 1ª Comunhão com sete anos, meu Pai Geraldo era Vicentino e com oito anos eu já era secretário da Conferência N.Sª das Dores em Lima Duarte.
Mauro – Então o fato de seu pai ser um Vicentino, influenciou na sua vocação em trabalhar pelos pobres?
Waldyr – Sim, minha mãe era uma grande Vicentina, minha casa vivia cheia de gente além dos doze filhos, a casa era muito movimentada, ela servia comida pra todo mundo que ia lá, qualquer pessoa entre tantos, muitos pobres, e eu convivi com esse ambiente e sempre observei esse carinho, amor para com os necessitados. Eu também visitava o azilo com meu pai.
Mauro – Fale mais de sua vida, como adolescente, jovem, o que mais pode nos contar dessa fase da vida?
Waldyr – Eu também fui coroinha, participei da cruzada Eucarística e respondia toda a missa em Latim, e acompanhei meu pai na liga católica.
Em 1969 fui para Barra mansa no Rio de Janeiro.
Mauro – E o senhor trabalhava em que?
Waldyr – Trabalhei na Siderúrgica Barra Mansa  e depois vim para Suzano e trabalhei na Aço Anhangüera em Mogi das Cruzes.
Mauro – E o casamento, como conheceu sua esposa?
Waldyr – Eu já havia conhecido no Rio, mas eu vim pra cá e mais ou menos dois anos depois ela veio também e então começamos a namorar  e casei-me na igreja N.Sª Aparecida no bairro da mineração em Mogi.
E quem celebrou meu casamento foi meu irmão recém ordenado Padre ( hoje Monsenhor ) Waltencyr.
Mauro – E como chegou aqui na paróquia e começou a participar?
Waldyr – Comecei aqui na comunidade São Geraldo que naquela época pertencia à paróquia São Sebastião do Centro e quem cuidava daqui era o pároco Padre Egídio.
Mauro – E aí já começou seu trabalho com os Vicentinos?
Waldyr – Aprendi muito com o Padre Bernardo, que sempre me ensinou através da promoção humana a ter uma atenção especial palas pessoas necessitadas, e assim participei da Cáritas e promoção humana que no fundo são a mesma coisa...
Mauro – O senhor tem algum Santo de devoção, no qual o senhor se espelha no seu trabalho.
Waldyr – Sim, São Vicente de Paulo, Frederico Ozanam o fundador da sociedade, São Francisco de Assis.
Mauro – Como descobriu essa vocação e esse interesse pelos pobres?
Waldyr – Além de tudo que aprendi convivendo, aconteceu um fato engraçado em minha vida.
Numa época fiquei desempregado e eu comecei a vender roupas, só que fui vender aqui na região da fazenda viaduto, bairro muito pobre, só tinha gente em situação de muita pobreza, como eu ia vender alguma coisa lá??? eu ficava com dó e acabava dando as roupas pra eles e aí não me dei bem como vendedor...
Mauro – Qual é o trabalho específico dos Vicentinos?
Waldyr – O trabalho mais importante é visitar os pobres, é minha maior alegria, as vezes vou para levar palavras de força, de conforto, de esperança...e na verdade eu é saio transformado, confortado, isso explica aquela passagem onde Cristo diz que toda vez que fizeres a um destes meus pequenos, a mim é que fazes...
Mauro – As famílias recebem assistências continuamente?
Waldyr – As famílias são cadastradas, acompanhadas e mensalmente assistidas, quando sentimos que ela conseguiu se reabilitar, nós a convidamos para nos ajudar e seguimos em frente.
Mauro – O senhor é feliz em sua Vocação?
Waldyr – Sou muito feliz, e agradeço a Deus, e graças a Ele sou totalmente desapegado das coisas materiais, não preciso de mais nada, só o suficiente para viver, se eu ver as pessoas felizes eu fico feliz também.
Mauro – Quer falar alguma coisa para as crianças e jovens?
Waldyr – Aaah, eu amo demais as crianças, deixa eu ver, o que eu vou dizer a elas...
Queridos Jovens e queridas crianças, filhos e filhas de Deus, a bíblia diz que cada um, de nós, menino e menina é especial, pois antes mesmo de vocês nascerem diz o Senhor, eu já te conhecia e te consagrei..Deus quer que preenchamos nossa vida com amor, amando a Ele em primeiro lugar, amando as pessoas e a nós mesmos...como fazer isso? Vivendo três coisas importantes, anote aí:
  Façam o que é certo.
2º Sejam bondosos uns com os outros.
3º Sejam amigos de Deus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!

Mauro – Para sempre seja louvado!! e obrigado senhor Waldyr pela entrevista e que Deus o continue iluminando e abençoando sua vocação!!


By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...