segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SÃO PIO X - PAPA


São Pio X (em Italiano, Pio X, latim, eclesiástico Pius PP. X), nascido Giuseppe Melchiorre Sarto; Riese 02 de junho de 1835, Roma 20 de agosto de1914, foi o 257.º Papa. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até à data da sua morte. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V1566–72).
Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso, Ordenado em 1858 estudou direito canônico e a obra de São Tomás de Aquino. 
Em 10 de novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave
O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo” expresso na sua encíclica Supremi Apostolatus. 
Por esta razão, foi um defensor intransigente da ortodoxia doutrinária e governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um Laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado por ele como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia Pio X introduziu grandes reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia. Foi um Papa pastoral, encorajando estilos de vida que reflectissem os valores cristãos. Permitiu a prática da comunhão Eucarística frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão
Promoveu ainda o estudo do canto Gregoriano e do catecismo (ele próprio foi autor de um catecismo, designado por Catecismo de São Pio X. 
Criou a Pontifícia comissão Bíblica e colocou as bases do Código de direito canônico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16encíclicas. No Brasil foi o fundador da Diocese de Taubaté, no Estado de São Paulo
Pio X não receou provocar uma crise com a França quando condenou o presidente francês por visitar Victor Emmanuel III, Rei de Itália, com quem a Igreja estava de más relações desde a tomada dos Estados Papais a unificação italiana, em 1870. 
Entre as consequências deste embate cita-se a completa separação entre Igreja e Estado em França e a expulsão dos Jesuítas. 
Teve como secretário de Estado o famoso cardeal Merry Del Val.
Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade
Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de setembro de 1954 por Pio XII.  
A Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia  21 de agosto actualmente o patrono dos peregrinos enfermos e é considerado por alguns como o maior dos Papas do século XX, disputando tal título com o Papa João Paulo II.
Foi o único Papa do século XX a ter tido extensa experiência pastoral ao nível daparóquia. Favoreceu o uso de termos vernaculares na catequese. O seu estilo directo e as denúncias de atropelos à dignidade humana não lhe trouxeram grande apoio por parte das sociedades aristocráticas europeias na época pré-primeira guerra mundial.

By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...